Blockchain: o que é e como essa tecnologia pode ser utilizada?
Entenda o que é blockchain e as vantagens sobre a tecnologia por trás do bitcoin!
Esse tema tem sido debatido e comentado nos principais jornais, sites e revistas eletrônicas de notícias mundo afora! O Blockchain é tão revolucionário que tornou possível transações de criptomoedas de modo seguro e prático utilizando tecnologia inovadora para proporcionar agilidade e confiança na troca de moedas virtuais.
Sim, as criptomoedas chegaram no mercado para ficar. E com todo esse alvoroço em torno do tema, existem ainda muitos questionamentos relacionados ao assunto, como ‘o que são moedas digitais e como elas funcionam’. Ou para quem entende um pouco mais, ‘como comprar criptomoedas’, ‘qual a cotação de uma criptomoeda hoje no mercado?’.
Na verdade, criptomoeda e blockchain não são a mesma coisa. E neste artigo, iremos mostrar como essa espécie de banco de dados funciona hoje, quais suas vantagens, e entender por que a tecnologia por trás das criptomoedas já é encarada de forma positiva por empresas do setor! Veja!
O que é Blockchain?
O blockchain pode ser definido como uma das tecnologias por trás da criptomoeda. Como assim? Bem, ele pode ser melhor compreendido ao ser comparado a um tipo de banco de dados online, público e descentralizado, onde ficam armazenadas todas as informações sobre as transações de criptomoedas. E esse banco de informações é acessível a todos os usuários, é possível visualizar transações entre pessoas de diversas partes do mundo.
Tendo sido criado com o objetivo de tornar toda a disseminação e publicações de informações cada vez mais transparentes e confiáveis, o blockchain tornou possível a criação de uma moeda digital descentralizada. Por isso, as informações fornecidas pelo blockchain são armazenadas e distribuídas em vários computadores para garantir a segurança dos dados.
Ainda não é permitido se saber detalhes como quem são os envolvidos nas transações devido a criptografia aplicada durante todo o processo. Porém, é possível identificar uma transação, saber quando ela ocorreu e que ela está armazenada no blockchain.
Lembrando que não há a possibilidade de uma transação ser desfeita, apagada ou alterada após inserida no sistema de dados. Ou seja, é preciso bastante certeza ao vender ou realizar qualquer transação com suas criptomoedas!
Como o Blockchain funciona
Como vimos, o blockchain é tido como uma cadeia de blocos que compõem um sistema de registro coletivo e onde todas as transações são reunidas em blocos.
Sendo assim, cada bloco é conectado ao bloco anterior por uma corrente (ou ‘hash’), tendo o papel de uma assinatura digital que facilita e proporciona maior segurança durante as transações, formando uma corrente de blocos, ou como o próprio nome diz, formando um ‘blockchain’. O hash atua como um elo de ligação entre os blocos, pois cada bloco carrega suas informações também do bloco anterior, assim é formada uma cadeia de blocos.
Todos esses blocos encadeados são bastante seguros, pois carregam um conteúdo (ou transação financeira, no caso do criptomoeda) junto a uma impressão digital. No bloco posterior estaria a impressão digital que, juntamente com o conteúdo do bloco anterior, formam a corrente que gera sua própria impressão digital.
O blockchain é tido como inviolável, pois qualquer tentativa de alteração destes registros de transação pode ser facilmente detectada pelos responsáveis pela validação do processo, já que todas as transações são criptografadas.
As principais vantagens desta tecnologia
Vale pontuar aqui que, como todas as transações realizadas são criptografadas, e o fato de ser um sistema aberto, com registros (‘correntes’) que podem ser validadas constantemente, isso tudo só o torna mais seguro e transparente, além de protegido contra fraudes ou má intenções. Sendo excelente, por exemplo, para atividades financeiras.
Em um sentido geral, a tecnologia blockchain oferece muitas vantagens, além das que já citamos. Listamos algumas das principais abaixo:
- Auto soberania, ao manter o controle sobre o armazenamento e o gerenciamento de seus dados pessoais
- Confiança, devido a uma infraestrutura plenamente capaz de realizar transações como pagamentos ou emissão de certificados
- Transparência, ao permitir aos usuários realizarem transações no conhecimento do todo
- Imutabilidade, ao não possibilitar alterações dos registros já gravados
- Desintermediação, através da eliminação da necessidade de qualquer agente interno ou externo para controle das transações
- Colaboração, ao realizar transações diretamente entre si.
Existe uma grande expectativa em cima de tantas vantagens e facilidades, principalmente em segurança, que envolvem o blockchain.
O importante é sempre estar atento e atualizado sobre as mudanças que podem ocorrer a cada instante nesse mercado que está em constante evolução!
Desta forma, se sua empresa deseja conhecer mais sobre esta e outras tecnologias, conte com os Serviços Especializados da Zamak TI, ou nos envie uma mensagem.
Veja Também:
Procurando uma empresa Especializada em TI? A Zamak TI oferece experiência superior a 20 anos na prestação de serviços. Confira!
Entre em contato com o time da ZAMAK