Nível de riscos de segurança em e-mails no Brasil é um dos maiores do mundo

 em Notícias

A troca de mensagens pela internet é uma necessidade importante e utilizada enormemente nos dias atuais, e por isso sua caixa de entrada de e-mails ainda é um dos canais que os cibercriminosos mais utilizam para tentar aplicar os mais variados golpes, como fisgar seus dados pessoais e bancários — ou mesmo buscando usar os apps de mensagem, como o WhatsApp, que são o outro canal onde eles costumam tentar obter sucesso.

De acordo com o relatório “Smart Protection Network”, divulgado pela empresa de segurança online Trend Micro, o Brasil é o segundo país no mundo que mais recebe ameaças de vírus, conteúdo inapropriado e spam no e-mail, perdendo apenas para os Estados Unidos e ficando à frente da China, Rússia e Japão.

Só no mês de setembro, a Trend Micro bloqueou mais de 270 milhões de e-mails maliciosos para seus clientes, indicando que o número deve ser absurdamente maior entre os usuários sem uma solução de segurança.

“É de extrema importância que as organizações se protejam da melhor forma, pois o vazamento das informações para cibercriminosos pode causar danos prejudiciais, tanto a níveis internos, quanto a de informações de seus clientes”, diz Tales Casagrande, especialista de segurança da informação da Trend Micro.

Especificamente sobre malware, o Brasil também foi um dos países mais atingidos durante setembro deste ano, com cerca de 2,6 milhões de programas maliciosos detectados. “A maneira de evitar os malwares e os estragos que podem causar é corrigindo e blindando as vulnerabilidades do sistema e se equipando de softwares que criem dificuldades para a invasão de cibercriminosos”, explica Tales.

Além disso, o Brasil aparece também no 5º lugar entre os cinco países com o maior número de malwares PoS (point-of-sale) detectados no mês de agosto. Esse malware tenta roubar informações relacionadas a transações financeiras, incluindo informações de cartão de crédito, afetando as máquinas que permitem que localizações de varejo aceitem pagamentos com cartão. De acordo com Tales, por causa de sua efetividade, os malwares PoS devem ser cada vez mais difundidos, inclusive criando ramificações para variadas outras famílias de malwares.

“O malware financeiro é uma das maiores ameaças virtuais no mundo corporativo, então o aumento de sua incidência é preocupante, entretanto compreensível, uma vez que as ameaças crescem conforme o mercado de tecnologia ganha espaço”, finaliza Casagrande.

Fonte: Security Report

Postagens Recentes

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar