O Gestor de TI no Processo de Inovação Tecnológica

 em Blog

O gestor de TI tem um papel importantíssimo em toda e qualquer companhia. A grosso modo, é um profissional que deve ser um profundo conhecedor de ferramentas de tecnologia, mas também de todas as rotinas, processos e necessidades de negócio que são tratadas nos sistemas de uma organização como um todo.

O mundo da Tecnologia da Informação como sabemos, é um dos mais efervescentes, sendo berço de diversas inovações e em evolução constante. Em um setor onde novas tendências surgem a todo momento, a demanda por profissionais qualificados, experientes e em constante atualização também são exigidas em contrapartida. E é aí que a figura do gestor de TI se mostra com grande peso e importância.

Mas afinal, quem é este profissional, qual seu papel e quais características são esperadas para que ele desempenhe e exerça plenamente sua missão na empresa?

Importância do Gestor de TI para a Inovação

Como sabemos, o gestor de TI é o profissional que procura formas de otimizar e potencializar resultados disponibilizando recursos de tecnologia; é ele quem trata os projetos de informática que serão desenvolvidos e implementados, garantindo a conexão entre as ferramentas tecnológicas e as estratégias de negócios.

Assim, ele facilita o funcionamento do negócio de uma empresa de acordo com as necessidades dela e de seus clientes. Além de claro, compor e liderar as equipes especializadas em executar corretamente as funções de cada tipo de solução que se utilize.

E aí aparece a importância de cada um destes gestores de TI nas inovações que podem ser úteis para a organização, pois tendo uma relação próxima com todos os departamentos da empresa e conhecendo bem as ferramentas de tecnologia, áreas de especialização do mercado e disponibilidade de seus recursos internos, ele pode ter um olhar voltado para o futuro e avaliar qual o potencial de inovações existe para a empresa.

A partir de projetos planejados ou em andamento e dos problemas de negócio que precisam ser trabalhados, ele entende melhor que qualquer outro profissional da empresa as principais necessidades e expectativas do cliente e do negócio como um todo.

Responsabilidades do Gestor de TI

Essa necessidade de inovação constante das empresas e a procura por tendências que possam ser aplicadas, no entanto, acaba esbarrando nas prioridades do dia-a-dia, criando dificuldades para que estes gestores de TI montem novas estratégias e implementem as melhores e mais novas ferramentas de tecnologia para impactar a empresa positivamente.

Ou seja, para ter um papel efetivo dentro do desenvolvimento de inovações de negócios, o gestor vai precisar assumir mais responsabilidades enquanto trata das várias demandas usuais de sua área. Este provavelmente seria um bom momento para se avaliar a possibilidade de delegar ou terceirizar externamente parte das atividades do departamento, como forma de colocar foco em um papel mais estratégico.

Em função deste tipo de comportamento que se espera deste profissional, encontramos 5 competências que um bom gestor de TI precisa ter para poder alavancar inovações de negócio em sua organização:

  • Ter um olhar de negócios acurado, para antever demandas futuras da empresa em novas soluções e inovações tecnológicas;
  • Possuir perfil empreendedor e olhar a área de TI como um negócio dentro da empresa;
  • Entender todos os aspectos de governança de TI e atuar sempre com foco em resultado, agregando recursos ao time de forma direta ou indireta, internamente ou externamente, com isso fortalecendo a capacidade de entrega de sua área;
  • Capacidade de planejar, desenhar e implementar novos projetos tecnológicos para as áreas da empresa, sempre com uma visão do todo;
  • Possuir forte domínio como estrategista, capaz de defender investimentos e de implementar processos e tecnologias nas áreas prioritárias para o sucesso do negócio.

Para garantir a correta execução de suas responsabilidades, um gestor de TI precisa de ferramentas de trabalho que lhe auxiliem neste processo e que impactem de forma produtiva seu time.

Dicas para uma boa gestão de TI

  • Procure envolver-se nas decisões gerais da empresa e nos planos de médio e longo prazo.
  • Interaja sempre que possível com os outros departamentos. Seja receptivo às sugestões e pedidos de apoio.
  • Faça um planejamento para a área, determine a importância de suas atividades na estratégia dentro da visão geral do negócio;
  • Acompanhe de perto e apoie o desenvolvimento dos recursos de tecnologia, tanto equipe quanto ferramental, e como otimizar a concretização dos objetivos;
  • Tenha um suporte técnico adequado, para que as funções da empresa não sejam afetadas por falhas que não foram previstas.

A busca por uma boa gestão de TI é um passo que deve ser tomado por toda empresa e independe do seu ramo de atuação. O motivo para isso está na importância cada vez maior que a área vem adquirindo nos últimos anos, e que, quando bem gerida seus efeitos refletem de forma integral na empresa.

Se você é gestor de TI, que tal avaliar como um apoio externo pode deixar seu departamento ainda mais efetivo? A Zamak tem a tecnologia e os serviços ideais para sua empresa. Clique aqui para conhecer nosso plano de gestão proativa, uma das formas que temos para ajudar o TI a ser mais estratégico!

Postagens Recentes

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar