Outsourcing de TI: Quando essa é a melhor opção?

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Entenda qual a forma mais adequada de implementar o outsourcing de TI no seu negócio.

Você sabe sobre o que se trata o outsourcing de TI? De maneira resumida, podemos dizer que esse conceito implica na contratação externa junto a empresas especializadas de tarefas relacionadas ao universo da Tecnologia da Informação. Porém, as decisões relacionadas a isto são um pouco mais complexas do que esta explicação pode deixar transparecer.

É importante destacar que o setor tecnológico tem passado por diversas transformações nos últimos anos e essas mudanças também geraram um grande impacto nas empresas. Inicialmente, o outsourcing, ou terceirização, é uma abordagem específica das organizações, que olham para isso como um apoio importante, já que o TI ganhou uma importância estratégica nas companhias.

Nesse cenário, muitas pessoas apresentam a seguinte dúvida: qual é o momento ideal para implementar o outsourcing de TI na minha empresa, e como fazer isto? Caso também esteja com dúvida em relação a esse tema, continue lendo. Neste artigo explicaremos como funciona e quais são os melhores momentos para implementar essa prática. Acompanhe a seguir.

O que é outsourcing de TI?

Esse é um procedimento faz referência ao uso de prestadores de serviços externos especializados com o objetivo de entregar qualidade adequada nos serviços de um departamento de Tecnologia da Informação de um determinado empreendimento.

Dessa forma, podemos afirmar que esse conceito está diretamente relacionado ao suporte do negócio como um todo e à gestão de custos e de qualidade. Isto porém não significa que o departamento de Tecnologia da Informação deixa de ter responsabilidade nestas tarefas, mas sim que a gestão da área passa a contar com um suporte adicional ao time interno, o que obviamente ajuda, mas cria um nível adicional de complexidade com a coordenação e controle destes recursos adicionais. Nesse caso, não há a transferência de responsabilidade na execução das tarefas relacionadas a área aos fornecedores externos, porém o trabalho em conjunto dos times é fundamental para o sucesso desta prática.

Sem dúvida, o outsourcing é uma das formas de otimizar a produtividade das organizações. Isso porque, seus times internos poderão colocar prioridade em outros aspectos mais relevantes do negócio, enquanto o time terceirizado cuida de parte das obrigações da área. Além disso, em casos onde a terceirização é feita a partir de fora da empresa, é possível produzir mais com menos recursos (menor demanda por estrutura física, funcionários etc.). Realmente isso é muito bom, não é mesmo?

Como avaliar se um processo de outsourcing de TI é adequado?

Na maioria das vezes, o outsourcing na área de Tecnologia de Informação é recomendado para as tarefas que são menos estratégicas, ou voltadas para aspectos que determinam desdobramentos futuros da base de recursos de TI, porém nem sempre precisa ser assim. Quando se considera que é possível encontrar pessoal altamente especializado e disponibilidade de ferramentas de forma quase imediata quando se opta por uma contratação externa, é possível considerar que esta pode ser uma ótima opção quando se procura agilidade, experiência e disponibilidade rápida.

Além disso, esse procedimento trás o conceito de ‘nível de serviço’ rapidamente para as relações entre o departamento de TI e as outras áreas da organização, já que uma contratação deste tipo demanda uma especificação precisa do que vai ser feito e de como isto vai acontecer. Um exemplo simples é o suporte de usuários – em geral, internamente a equipe tem dificuldade em atender os chamados dentro do que foi informalmente combinado, mas em contratações externas o acordo fica explícito para todos, tanto TI quanto usuários – o que foi acordado em contrato é o que vale, e isso termina facilitando lidar com as demandas voltadas ao departamento de informática.

Quais são as vantagens do outsourcing de TI?

Esse procedimento apresenta vários pontos positivos para os negócios. O primeiro deles está relacionado a redução dos gastos da organização. Isso porque, devido a terceirização, a empresa não precisará se preocupar com custos diretos da equipe, e também com custos indiretos, como com a contratação de profissionais, disponibilização de espaço e infraestrutura, etc.

Além disso, a sua equipe deixa de se preocupar com a execução de determinadas tarefas e passa a ter disponibilidade para focar em aspectos mais importantes do negócio, como o planejamento estratégico, a gestão de recursos tecnológicos, implementação de inovação, entre outros.

O outsourcing de TI – seja por inteiro, seja parcialmente – é uma ótima solução para as empresas, pois essa prática possibilita que as organizações otimizem a produtividade, foque nos aspectos relevantes do negócio e reduza os gastos. Todas essas questões, somadas, contribuem para o aumento da competitividade da companhia e o crescimento no mercado.

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