Tendências de TI que estão alterando o Mercado B2B

 em Blog

O mercado de Tecnologia da Informação não para de avançar e evoluir com descobertas e novas tecnologias crescentes para uma geração ainda mais conectada. Por isso, ficar atento às novidades e tendências de TI que surgem todos os dias é ponto fundamental para quem planeja atualizar os processos da sua empresa, além de claro, tornar a gestão do seu time mais eficaz.

Mesmo em um momento de crise ou retração, demandas por profissionais e sistemas só crescem neste setor. E com estas novas ferramentas surgindo a cada instante, as empresas precisam preparar sua infraestrutura de TI e modernizar seu ambiente de trabalho.

Fato é, essas tendências no setor de tecnologia impactam diretamente nossa sociedade e também o mercado B2B (Empresa para Empresa) e certamente merecem uma atenção especial das equipes e gestores do segmento a fim de garantir o crescimento dos negócios.

Por que há Tendências de TI que estão mudando o Mercado B2B?

Isso acontece por que a digitalização e inovação do mercado passou a valorizar mais a informação obtida através da tecnologia ao invés da tecnologia em si.

Nesse cenário, o papel dos gestores vai muito além da realização de entregas. Estes profissionais de TI tornaram-se executivos de negócios, agregando diversas funções importantes e com um papel crucial na geração de receita da empresa: fazendo uso dos dados.

Preparamos nesta matéria uma lista com 6 novas tecnologias e tendências de TI para o mercado B2B. Saiba como se preparar!

1. Machine Learning

Chamada de aprendizagem automática, é uma vertente da inteligência artificial que se baseia na ideia de que sistemas podem usar algoritmos para coletar dados, aprender com eles, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana possível.

Machine Learning tem ficado no centro de diversos avanços tecnológicos nos últimos anos, exemplos dessa tecnologia sãos os carros que dirigem, sistemas de reconhecimento de voz e visão computacional.

2. Internet das Coisas (IoT)

O termo se resume literalmente a numerosos objetos do seu dia a dia que estejam conectados à internet e se comunicando mutuamente. Ou seja, tecnologias conectando dispositivos à internet e entre si, mesmo sem que percebamos. A base para o funcionamento da IoT são sensores e dispositivos que tornam a comunicação entre as coisas “possível”.

Um exemplo bom são as geladeiras e TVs com acesso à internet, funções do seu lar que operam por comando de voz, além de relógios que analisam a qualidade do sono de usuários simplesmente monitorando os movimentos e sons na cama ao deitar para dormir.

3. Assistentes Pessoais Virtuais (VPAs)

Conhecidos também por aplicativos inteligentes, esses assistentes realizam o que um assistente humano faria por nós diariamente. São inúmeras as tarefas que podem ser realizadas por milhares de aplicações inteligentes, desde personalizações de funções de e-mails no seu laptop ao atendimento e suporte à clientes, por exemplo. Atualmente eles cumprem tarefas relativamente “simples”, mas em um futuro próximo poderão entregar tarefas mais complexas como transações baseadas no contexto agregado de passado, presente e futuro. Esses assistentes têm o poder de transformar a natureza e estrutura das relações de trabalho.

Aqui o céu é o limite!

4. Chatbots

O chatbot, por definição, é um programa de computador que procura simular um ser humano na conversação com pessoas, usado predominantemente para o atendimento à usuários. De forma mais simples, é um software que trabalha e gerencia trocas de mensagens, e serve para automatizar tarefas repetitivas como pedidos de informações, pequenas alterações cadastrais, agendamento de visitas; dúvidas comuns dos usuários. Na prática, ao final do atendimento pode ser que um ser humano tenha que finalizar ou auxiliar em alguma parte do processo, mas o tempo que ele gastará nesse atendimento será bem menor devido ao uso do chatbot.

Eles já começam a estar em todos os lugares, principalmente nas grandes empresas. Existem dois tipos de Chatbots:

· O baseado em regras pré-definidas, que usa palavras-chave para acessar um banco de dados previamente programado e oferece alternativas de respostas padrão para as questões do usuário, solucionando apenas problemas específicos;

· Os que utilizam Inteligência Artificial e Machine Learning: eles conseguem aprender com exemplos de atendimento para uma performance mais personalizada; ou seja, o próprio sistema cria modelos analíticos e identifica correlações para as respostas

5. Gamificação

Corresponde a uma estratégia de interação entre pessoas e empresas baseados em usar elementos de jogos de forma a engajar um público e atingir um objetivo. De forma mais direta, é um processo proveniente dos games, que, quando aplicado a tarefas cotidianas, as tornam mais atrativas e prazerosas. Tornou-se assim, uma das apostas da educação no século 21 devido ao aumento no engajamento dos alunos.

No mundo corporativo não é diferente. Existe um mundo de possibilidades para a utilização da gamificação; as mais utilizadas atualmente envolvem programas de recompensas, pontos, desafios, conquistas de medalhas, entre outros. Esse envolvimento potencializa plataformas de trabalho colaborativo, gera uma competição saudável e trás um sentimento de conquista para os colaboradores.

6. Blockchain

Ou “protocolo de confiança”, é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. É um tipo de “livro contábil” público que registra vários tipos de transações. No caso de moedas criptografadas, esse livro registra o envio e recebimento de valores. Ele está evoluindo de uma infraestrutura de ‘dinheiro virtual’ para uma plataforma de transformação digital com enorme potencial de uso entre empresas, e servindo de base para negócios digitais disruptivos.

Cada transação é digitalmente assinada com o intuito de garantir sua autenticidade e que ninguém a adultere; sendo assim, o próprio registro e as transações dentro dele são consideradas de alta integridade.

Ele pode ser tido como a base para o bitcoin, impactando os negócios ao dispensar intermediários como bancos ou autoridades estatais na hora de fazer transações ou assinar contratos.

Investir em Tecnologia é necessário para o Sucesso da sua Empresa

Podemos tranquilamente olhar para todas as tendências de TI citadas e perceber que elas irão mudar as decisões estratégicas de cada empresa. E é com essa evolução constante do setor, que a cada dia que passa percebe-se que a aplicação e o uso de cada uma delas traz diversos benefícios para a empresa como um todo.

Dentro do ambiente corporativo, deve-se ter em mente que as soluções e serviços oferecidos por essas tendências de TI são bastante importantes para empresas que buscam formas de trabalho mais eficazes e produtivas e que almejam o sucesso.

Sendo assim, investindo no setor, as empresas conseguem aumentar a produtividade, ter uma comunicação eficiente entre os colaboradores, melhorias no relacionamento com o cliente, maior segurança da informação com proteção contra ataques a dados pessoais e de clientes e aumento da disponibilidade de sistemas com a criação de um ambiente mais organizado, mais eficaz e disponíveis a qualquer momento, de qualquer lugar.

Como podemos observar, investir em TI certamente irá melhorar a imagem de autoridade da sua companhia e ganhar em competitividade!

E a sua empresa, já está preparada para esse movimento de inovação constante? Algum desses aspectos e tendências de TI aqui levantados já fazem parte do seu dia a dia?

A Zamak possui mais de 20 anos de experiência e tem os serviços necessários para sua empresa. Acesse nosso arquivo de notícias também para ficar por dentro das novidades do setor.

Postagens Recomendadas

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar