Backup Gerenciado – a segurança dos dados e seus benefícios

 em Blog

A indústria da tecnologia tem passado por inúmeras modificações ao longo dos últimos anos, e novas plataformas tecnológicas vem sendo disponibilizadas para se ter uma gestão mais eficaz, seja voltada para os clientes, ou também quando se trata com parceiros de negócios.

Isso sem falar dos diversos novos serviços e funções no setor que estão sendo criados para atender as novas demandas empresariais que surgem pelo caminho.

Lado a lado com essa evolução constante, há uma enorme quantidade de dados trafegando diariamente através da internet e nas plataformas de tecnologia das empresas – dados estes que são vitais para qualquer organização moderna.

A necessidade de “cuidar e guardar” essas informações se torna essencial, pois no geral estes dados significam informações extremamente importantes para a vida dos sistema corporativos. Infelizmente, uma situação comum que encontramos é que as empresas só começam a se precaver depois de passarem por algum tipo de perda de dados.

E a questão nestes casos é: Como garantir a segurança destes dados? Qual a melhor estrutura? A abordagem de backup gerenciado existe para isso, veja!

O que é Backup Gerenciado?

De forma bem simples, o backup gerenciado é um serviço executado por uma equipe especializada em tecnologia da informação para a manutenção, guarda e gerenciamento de arquivos salvos em um ambiente de TI através de sistemas automatizados, programados e monitorados.

Ou seja, as informações que fazem parte do negócio serão armazenadas em uma outra estrutura ou plataforma, seja ela física ou em nuvem, e sua integridade e disponibilidade é administrada por um time. E elas poderão ser recuperadas facilmente em caso de perda dos originais.

Em outras palavras, não é só fazer uma cópia de dados e deixar uma mídia guardada – é assegurar a disponibilidade de todos os arquivos para os usuários no caso de falhas, quedas de sistema ou desastres.

Essa solução ainda otimiza e melhora a produtividade da organização pois permite aos funcionários manterem o foco apenas em suas funções primárias, deixando com um time especializado a tarefa de manter um plano personalizado que atenda às necessidades de segurança de dados de cada situação, de forma manual ou automática, com a periodicidade necessária.

Os dois tipos de backup mais comuns são:

  1. Backup Físico Local

Modelo mais popular entre os usuários, pois a cópia de arquivos pode ser feita em dispositivos externos como HDs (Hard Drives) ou pendrives (sendo este mais frequente em uso doméstico e pequeno volume de dados).

Em se tratando de ambientes corporativos, a cópia dos dados e posteriores restaurações em caso de falhas são feitas por meio de dispositivos físicos, como um NAS (Network Attached Storage) e bibliotecas de fitas magnéticas, que podem ficar armazenados dentro da própria empresa ou em outros espaços de mesma propriedade.

  1. Alocação de Espaço em Nuvem

É um modelo baseado no armazenamento remoto das cópias de segurança. Neste caso, os usuários podem buscar e obter as informações a qualquer momento, não havendo a necessidade de presença física na empresa para isso, pois os dados estão alocados em diferentes datacenters externos, nacionais ou internacionais, aumentando ainda mais a proteção.

Outra vantagem é a redução de custos com o uso da Nuvem, por dois motivos: não há a necessidade de se investir em uma infraestrutura própria, e não há gastos com a manutenção desta.

O que muita gente não se atenta é que tão importante quanto o local onde serão armazenados os backups é a solução de software que será utilizada.

O ‘backup gerenciado’ associa estes dois tipos com uma gestão das informações armazenadas, abrangendo não só a existência de cópias de segurança, mas também como e com que rapidez a guarda e a restauração de dados deve ocorrer; além de aumento da segurança contra ataques maliciosos.

Com estas características, fica mais claro o quão vantajoso são os backups gerenciados, pois além de permitir um controle fundamentado no tipo de resultado que se espera – como uma restauração mais rápida dos seus dados em caso de falhas ou outro incidente – suas informações estarão sistematicamente seguras com base em um planejamento, e disponíveis para eventuais consultas a qualquer momento.

Características de uma solução de Backup Gerenciado

Em geral os benefícios de uma abordagem deste tipo são relacionados à maior confiabilidade do processo como um todo, sua sistematização, e uma garantia formal de níveis de serviços esperados.

Isto decorre da frequência dos backups, do tempo hábil para recuperação em caso de perda destas informações, além da possibilidade de configuração com o uso de ferramentas de software específicas, de forma que a solução funcione como planejado e em tempo real, salvando tudo automaticamente.

Partindo disto, listamos aqui 5 requisitos de um bom serviço de backup gerenciado:

  • Ser executado com base em um planejamento prévio, baseado nos requerimentos empresariais e de negócios;
  • Ser feito de maneira estruturada, ou seja, baseado em metodologia e procedimentos específicos para este tipo de solução;
  • Utilizar execução automática – sem a necessidade de intervenção para execução ou troca de mídia, podendo simplesmente ser configurado para manter um salvamento automático;
  • Realizar backup off-site – permitir que as informações sejam salvas – e guardadas com segurança de acesso – fora do ambiente de trabalho em que são geradas;
  • Permitir restaurações dentro de prazos e com horizonte de tempo coberto (uma semana, um mês) conforme necessidades pré-definidas;
  • Ter alta criptografia e diferentes camadas de senhas para proteção das informações.

E sempre que formos pensar em estratégias de backup precisamos focar no que realmente é importante: a restauração.

Costumo comentar que o correto seria dizermos que se investe no “serviço de restauração” enquanto todos falam em “serviço de backup”. A questão não é só fazer o backup, achar que está fazendo uma cópia de segurança. A questão principal é aumentar a confiança de que é possível restaurar e que isso pode ser feito rapidamente.

Quando o imprevisto acontecer (e vai acontecer!) quanto tempo seria necessário para preparar todo seu ambiente de produção de volta? Aliás, será possível colocar tudo de volta? Quais garantias sua solução atual oferece?

Se pensarmos somente numa realização de supostas cópias de segurança, existem meios mais baratos. Porém, tecnicamente existem muitos aspectos relevantes a serem considerados, como integridade, segurança, criptografia, compactação de dados, retenção de histórico, consumo de recursos de processamento, link de internet, etc.. E somente ferramentas robustas de ‘backup gerenciado’ operadas por equipes especializadas podem oferecer maiores chances de sucesso nesse sentido.

Por fim, é importante frisar que as informações, arquivos e bancos de dados representam um patrimônio de trabalho ou negócio muitíssimo importante, e sem eles a empresa pode perder muito de sua competitividade, e em alguns casos, pode até não conseguir se manter sem as informações de negócio que eles representam. Daí a importância da preservação dos seus dados através de backups tratados de forma séria e profissional.

Agora que você já entendeu a importância de se fazer cópias de segurança de suas informações de negócio, e já sabe um pouco mais sobre backup gerenciado, não corra riscos. As soluções de backup & recovery da Zamak oferecem tudo que é necessário para proteger sua empresa, conheça mais a respeito aqui.

Postagens Recomendadas

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar