Por que investir em segurança de dados?

 em Blog

A segurança de dados não é mais uma questão de escolha para as empresa. Veja os motivos que fazem esse investimento ser tão importante para as organizações.

Com tantos avanços tecnológicos na última década, o mundo dos negócios passou a ter um local onde as informações mais sensíveis dos clientes são armazenadas, compartilhadas e acessadas. Isso é feito através da nuvem! Por isso, é importante que as empresas invistam na segurança de dados.

Essa escolha deve ser um dos pontos essenciais para a sua organização. Investir em segurança para proteger seus dados de cibercrimes, hackers e demais ameaças que a internet traz não é apenas uma forma de alocar seus recursos de segurança. É através disso que conseguirá maximizar a sua resistência contra as principais ameaças existentes.

Hoje existe uma grande quantidade de informações confidenciais sendo mantidas pelas organizações. Esse é claramente um conjunto de dados que precisam passar por medidas de proteção. Agora, confira os detalhes que comprovam por que é importante investir na segurança de dados!

3 problemas que acontecem quando não há investimento na segurança de dados

Para entender melhor o real impacto da segurança de dados para sua empresa, conheça os 3 principais problemas que podem ocorrer caso não coloque prioridade nesse investimento.

1. Violação dos dados

A violação externa dos dados sigilosos é um dos problemas mais comuns para as organizações. Em 2017, tivemos um exemplo grave acontecendo aqui no Brasil.

Empresas financeiras estavam comprando dados confidenciais de aposentados e pessoas com processo de aposentadoria avançado, ou seja, informações violadas da base do INSS, para oferecer empréstimos consignados.

Esse é apenas um entre vários casos que ocorrem constantemente quando falamos de violação dos dados.

2. Sequestro de informações

Para as empresas, o sequestro de informações é uma das ameaças mais significativas, independente do seu segmento de atuação ou do porte.

Isso significa que não são apenas grandes corporações que sofrem com esse problema. Ele afeta especialmente as empresas que dependem de tecnologia digital para conduzir seus negócios diários.

E no caso dos sequestros, os criminosos assumem o controle dos servidores e dos dados para solicitar um valor de resgate.

3. Custos operacionais

Um incidente de segurança pode atrasar, interromper ou até encerrar suas operações comerciais. Para uma empresa de varejo, isso significa que você sofre com perdas de vendas. Já para uma empresa de serviços, é uma barreira para fornecer um bom suporte ao cliente.

No fim, tudo isso gera impacto negativo no lado financeiro, aumentando os custos operacionais.

Importância da segurança de dados e suas 3 principais vantagens

Só os problemas comuns já mostram como é essencial focar na segurança de dados. Mas existem vários outros fatores que impactam na sua importância.

Na prática, não adianta comprar software de segurança se ninguém sabe como usá-lo ou os funcionários expõem os dados de outras maneiras. É por isso que a tecnologia deve ser complementada com políticas de segurança e treinamento de conscientização das equipes.

A segurança de dados também é importante para a opinião pública. Se as pessoas souberem de algum problema relacionado aos seus dados pessoais, certamente não vão mais usar seus serviços ou comprar seus produtos.

Agora veja outras 3 vantagens e benefícios de investir na segurança de dados:

1. Monitoramento completo dos seus sistemas

Existem várias ferramentas que você pode usar para detectar atividades suspeitas nas redes da sua organização.

Essa atividade inclui:

  • Tentativas de acessar informações privilegiadas;
  • Tentativas de login de locais incomuns;
  • Atividades incomuns relacionadas à maneira como as informações foram visualizadas.

O monitoramento dessas informações oferece uma vantagem competitiva quando se trata de acompanhar os dados ativos ou tentativas externas de acesso ao sistema.

2. Melhora a capacidade de controlar os acessos

Conseguir controlar os acessos garante que a equipe possa visualizar apenas as informações relevantes para seu trabalho. Por exemplo, alguém em marketing deve visualizar informações de contato para quem se inscreveu em um serviço, mas não precisará acessar, por exemplo, arquivos da folha de pagamento.

Isolar essas partes do sistema garante que a equipe não possa comprometer esses dados, de forma acidental ou não. Ele também protege as organizações caso um hacker invada a conta de um funcionário, pois ele poderá visualizar apenas uma quantidade pequena de dados.

3. Aumenta a confiança e o reconhecimento da marca entre clientes e investidores

Como mencionamos anteriormente, não proteger seus dados pode prejudicar a reputação de uma empresa no mercado. Mas ser capaz de garantir que os dados de seus clientes estejam protegidos aumenta a confiança de todos.

Você pode até comercializar esse diferencial nas suas propostas comerciais e divulgar que os consumidores podem confiar em você com relação à sua segurança.

Uma grande vantagem de escolher esta estratégia é que seus concorrentes ainda não se concentram em garantir a segurança dos dados de seus clientes. Isso também pode ajudar a atrair investidores.

Agora que entendeu a importância da segurança de dados, acesse nosso conteúdo completo que conta em detalhes como proteger seus dados e evitar invasões.

Postagens Recomendadas
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar