Licenciamento de software – porque sua empresa precisa disso

 em Blog

Entenda a importância da gestão de licenciamento de software e seus benefícios para as empresas!

Hoje em dia, não é incomum as pessoas decidirem ‘baixar’ um software da internet para teste, ou mesmo instalar uma cópia para avaliação, sem se preocupar com a licença de uso. O que muitas não percebem são os riscos atrelados a isto, já que há vários tipos de licenciamento de software a não compatibilidade com o que se está usando pode gerar problemas e multas.

Programas não licenciados devidamente, além de serem ilegais, podem trazer uma série de problemas para sua máquina, seu dispositivo (tablet ou smartphone), seus outros softwares e ainda podem deixar os seus dados vulneráveis.

O licenciamento gerenciado de software entra em cena exatamente para garantir que aquele produto foi criado, desenvolvido e divulgado de forma lícita e coberto por garantias, respeitando políticas, trazendo credibilidade à imagem da marca e a segurança aos dados, o que torna o licenciamento praticamente indispensável em qualquer negócio.

O que é Licenciamento de Software

A licença de software nada mais é que um contrato que garante de forma legal as diretrizes de uso e distribuição de um software, dando ao usuário o direito lícito de instalar, executar ou interagir de qualquer forma com o programa ou serviço adquirido.

Ela também define responsabilidades entre os envolvidos, impondo restrições sobre como o software pode ser usado através dos termos e condições de licenciamento do software (propriedade intelectual do programa pertencente ao desenvolvedor), e também coberturas de suporte do desenvolvedor que podem ser necessárias pelo usuário.

Alguns dos principais motivos de se optar por uso de software licenciado são: garantia de suporte adequado, manutenção da boa imagem da marca, segurança da informação tratada, e ter todas as questões jurídicas garantidas – inclusive mitigando potenciais multas.

A Importância das Licenças de Software  

Possuir uma licença de um software, além de manter a empresa dentro da lei e evitar ser multado em uma fiscalização, garante a originalidade do mesmo – ou seja, não estamos lidando com uma falsificação que pode ser mal feita e trazer problemas ou mesmo conter algum tipo de vírus dormente, esperando para agir.

Claro, há também a garantia de segurança pelas atualizações – assim, a empresa não corre o risco de expor seus sistemas operacionais a vulnerabilidades devido à falta de updates e suporte, por exemplo.

Infelizmente algumas empresas ainda fecham os olhos para a aquisição de software sem o devido licenciamento, permitindo a utilização deste fora dos termos da licença e sendo assim uma ação classificada como pirataria.

Software pirata, em geral, traz problemas sérios, comprometendo a performance da equipe e podendo acarretar também em sérias acusações contra a empresa, como apropriação indevida de informações e pesadas multas por software sem licença.

3 Benefícios que o Licenciamento de Software oferece  

Alguns benefícios que o licenciamento gerenciado de software traz para o seu negócio:

  1. Garante a atualização periódica do software

Ao utilizar programas com o devido licenciamento de software, a empresa contará com este benefício, pois a atualização periódica de um software é importante para corrigir erros e fazer melhorias de versões, garantido a proteção, atualização constante e a segurança dos dados.

  1. Acesso e direito ao suporte técnico especializado

Este benefício vem no momento em que o contrato com a finalidade de estabelecer as melhores normas para seu uso, garante à empresa o direito de contar com o suporte técnico, solucionando assim um possível problema de forma mais rápida ao contar com serviços qualificados.

  1. Maior segurança para a empresa e cliente

Ao adquirir um software licenciado, informações como dados pessoais de clientes, funcionários, dados de parceiros de negócios, fornecedores, relatórios, entre outros, não estarão expostos a criminosos, como seria no caso de um software não licenciado.

Orientações e melhores práticas para a compra de um Licenciamento

Para toda e qualquer utilização de softwares, não compre nada sem conhecimento para que não desperdice capital e, claro, não compre nada sem a orientação correta para o seu melhor resultado antes de mais nada!

Vantagens valiosas e fundamentais para qualquer empresa com o uso de softwares legalizados:

  • Permanecer em dia com seus compromissos fiscais
  • Adquirir níveis de segurança elevados
  • Aumentar os ganhos em desempenho

Porém, é maior o número de empresas comprando licenças da forma ilícita devido más orientações no momento da aquisição, tornando essa tarefa simples, um grande equívoco.

Uma orientação clara e exata do que comprar para atingir seus objetivos pode ser algo a ser delegado a um parceiro de negócios especializado e que tenha a habilidade certa em alinhar suas necessidades com as opções de licenciamento disponíveis no mercado.

A Zamak TI conta com profissionais experientes, com formação acadêmica e anos de prática em negociações e gestão de licenciamento de softwares e aquisição de hardwares de diversos fabricantes.

E a sua empresa? Já conhece os Softwares Licenciados e os Serviços prestados com toda qualidade pela Zamak TI? Solicite um orçamento conosco, estamos à disposição para ajudar no que for necessário!

Postagens Recentes
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar