Saiba quais são os principais prejuízos que um malware pode causar

 em Blog

Vírus, malware e trojan podem causar muitos tipos diferentes de danos nas redes. Veja como se prevenir destes riscos.

Os danos causados ​​por um malware que se infiltrou e infectou uma rede (doméstica ou corporativa) podem ser diferentes, desde a queda completa da rede ou pela sua perda de dados. Muitas vezes, as suas atividades são imperceptíveis para os usuários, e por isso, sem um sistema de segurança, os danos de um malware podem ser muito reais.

Mas poucos sabem exatamente o que um malware faz. Ele pode romper senhas, excluir programas e arquivos, e como isso realmente pode afetar seus negócios?

Na verdade, ele funciona de várias formas. Estamos aqui para orientá-lo sobre como o malware pode afetar sua rede e como você pode manter sua empresa a salvo de uma invasão por malware.

O que é como atua um malware?

Malwares podem comprometer dados importantes de um sistema em rede, como desativar todo o funcionamento do sistema operacional, sobrecarrega com ataques, afetando de forma negativa a operabilidade do sistema. Mas os problemas mais fatais são geralmente causados ​​pelas espécies de bug nos códigos.

Mas, o que é um malware? Significa literalmente “software malicioso”, isto é, qualquer tipo de programa que foi criado para danificar os dispositivos de rede e seus dados. Existem vários tipos de malwares, que incluem os trojans (“cavalos de Tróia”), ransomware, spyware e worms. Bilhões de usuários foram e poderão ainda ser vítimas de alguma ameaça de malware em um determinado momento.

Hackers usam o malware para roubar senhas, danificar arquivos e mesmo, tornar os equipamentos inoperantes. Um ataque por malwares, além de causar muitos problemas que afetam a operação diária, também afetam a segurança a longo prazo da sua empresa.

O que um malware pode fazer

Aqui estão algumas das ações que ele pode fazer:

1. Roubo de informações confidenciais

As violações afetam diversos setores, desde operações do Estado até pequenas e grandes empresas. O roubo de informações é um dos resultados mais sérios que um malware pode fazer. Depois que um malware, na forma de spyware, é instalado, hackers podem coletar esses dados para uso indevido a terceiros. Tais informações podem incluir, por exemplo, histórico de navegação, senhas, perfis de clientes e outros dados confidenciais.

2. Diminuição da velocidade do computador

Quando um malware está na ativa, ele começa a consumir grande parte da memória do computador, isso porque muitos acabam se replicando e preenchendo o disco rígido. Essa perda de espaço pode lesionar um computador, tornando-o lento, e dificultando os processos normais.

3. Restrição do acesso aos arquivos

Certos tipos de malwares podem danificar e excluir arquivos do computador. Por isso, sempre é muito importante ter os dados garantidos em cópias por backup ou servidores em nuvem. O malware conhecido como ransomware, é responsável por manter os arquivos em seu computador como refém.

4. Contaminação por toda a rede

Os worms formam um tipo de malwares que são especialmente perturbadores para as empresas. Quando infecta um computador, ele se replica e se espalha por toda a rede. Como a maioria das empresas opera todos os seus dispositivos em uma única rede, o ataque de um worm pode danificar todo o sistema.

Além disso, um malware ainda pode:

  • Instalar softwares ocultos adicionais;
  • Cria pop-ups indesejados;
  • Redireciona pesquisas do seu navegador web;
  • Altera as configurações do computador e do sistema de rede;
  • Interrompe a conexão de rede.

Como prevenir invasões por malware

Você pode executar várias etapas para minimizar o risco de ameaças de um malware.

Primeiro, instale um software anti-malwares que ajuda a identificar e remover o que está oculto na rede. Sempre atualize seu sistema. Realize essas verificações regulares, porém, o melhor é garantir que sua equipe possa ser assegurada por treinamentos regulares de segurança.

Um dos maiores desafios da segurança cibernética é a equipe. Muitas violações de dados se devem, em parte, por erros humanos. Assim, aumente sua segurança com firewall, introduzindo sistemas e mecanismos específicos em seu local de trabalho.

A implementação de segurança de rede, com gerenciamento do sistemas de TI é essencial para proteger seus dados contra hackers. Esse gerenciamento pode ser realizado paralelamente, entre uma equipe preparada para isso e por meio de um serviço terceirizado.

Proteja seus sistemas para impedir riscos!

No mundo dos negócios virtuais, os ataques cibernéticos criam e distribuem softwares prejudiciais que visam desproteger seus sistemas.

Leia também:

5 tendências de estratégias de nuvem para 2020

Problemas causados pela vulnerabilidade cibernética

Quando você quiser deixar a segurança de rede nas mãos de especialistas, procure a Zamak. Ajudamos muitas empresas a resolver seus problemas de segurança pela proteção contra os riscos de malwares e outras ameaças.

A segurança da sua rede é a nossa principal preocupação. Faça contato conosco para saber mais sobre nossas  soluções de segurança  e solicitar nossa ajuda. Nossos serviços de backup, proteção web, monitoramento, gestão de riscos, antivírus, firewall e outros proporcionam total segurança de que as informações corporativas e, consequentemente, os negócios estão sob proteção total.

Postagens Recomendadas
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar