Entenda a importância da segurança de dados

 em Blog

Confira por que a segurança de dados é uma estratégia urgente nos negócios modernos.

A segurança de dados nas empresas refere-se a medidas de proteção adotadas para manter os dados corporativos na rede de computadores, nos servidores e bancos de dados sob controle e livre de acessos indesejados.

Esse processo também fornece mecanismos para proteger os dados contra perda acidental (por erros dos funcionários, por exemplo) ou corrupção (danos propositais); algo que acontece com mais frequência do que se costuma noticiar.

Atualmente, nenhuma empresa, seja do porte que for, deve ignorar a implementação de medidas de segurança de dados. Não ter uma estratégia adequada pode resultar em danos irreparáveis — prejuízos financeiros, de imagem, de reputação etc.

Sobre isso você vai refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!

Para que serve uma estratégia de segurança de dados

Confira, a seguir, um detalhamento dos fatores que fazem com que uma estratégia corporativa de segurança de dados seja muito importante atualmente.

A segurança de dados impede que a empresa esteja vulnerável

Os hackers se tornam cada vez mais experientes à medida que desenvolvem técnicas avançadas para driblar medidas de segurança. As empresas que dão pouca ou nenhuma ênfase à segurança de dados estão deixando suas portas da frente abertas com um tapete de boas-vindas.

As áreas de vulnerabilidade mais “tradicionais” costumam estar nos seguintes locais:

  • computadores, laptops e dispositivos inteligentes;

  • redes de internet;

  • equipamentos periféricos;

  • falta de conscientização dos funcionários sobre boas práticas de segurança.

Uma boa estratégia de segurança de dados ajuda a impedir o acesso não autorizado a sistemas e equipamentos de negócios. E isso fortalece a empresa para lidar com os latentes desafios relacionados a crimes cibernéticos:

  • as empresas brasileiras sofrem em média 733 ataques por semana, de acordo com a Check Point;

  • ¼ dos PCs estarão mais vulneráveis a ransomware em 2020, segundo a Veritas;

  • o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de sequestro de dados (perde apenas para os Estados Unidos), de acordo com a Trend Micro.

Garante a continuidade dos negócios

Na atual dinâmica de mercado, a maioria das organizações não pode funcionar sem dados; eles se tornaram ativos primários encontrados no centro das operações e decisões de negócios.

Imagine acordar uma manhã e descobrir que todos os dados desapareceram devido a uma violação, falha em equipamentos ou desastre natural. Qualquer um desses eventos tornaria um negócio incapaz de funcionar.

Uma boa estratégia de segurança dos dados garante que rotinas de backups sejam executadas; assim, caso os dados originais sejam perdidos, eles são recuperados em tempo hábil para que a operação siga sem grandes percalços.

Evita prejuízos financeiros e danos na reputação da marca

Toda organização tem a responsabilidade de realizar a devida diligência no que diz respeito aos registros e transações de seus clientes e funcionários. As violações de dados resultam em várias consequências negativas para os negócios:

  • perda de lucratividade;

  • perda da confiança do público-alvo;

  • dano à reputação da marca;

  • impacto negativo nos lucros futuros;

  • consequências legais ou regulamentares associadas a violações.

No Brasil, de acordo com um levantamento da IBM Security e conduzido pelo Instituto Ponemon, o custo médio de uma violação de dados é de R$ 5,4 milhões. Prevenir incidentes, portanto, é uma questão de saúde financeira da empresa.

A segurança de dados é urgente

Como você viu, a segurança de dados é algo estratégico nos negócios. Ela fundamental para as empresas que já concluíram ou estão vivenciando agora sua transformação digital e, portanto, lidam com dados de clientes, funcionários e das operações em si.

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma legislação que direciona o que as empresas podem ou não fazer com as informações de cidadãos brasileiros, manter os dados seguros passa a ser ainda mais urgente. Afinal, mesmo que os incidentes sejam causados por agentes externos, as organizações vão responder à justiça (com multas que podem chegar a até 5% do faturamento).

Aqui na Zamak, nós atendemos muitas empresas que investem em proteção para garantir que estarão seguras. Nossos serviços de backup, proteção web, monitoramento, gestão de riscos, antivírus, firewall e outros proporcionam total segurança de que as informações corporativas e, consequentemente, os negócios estão sob proteção total.

E na sua empresa, como é tratada a questão da segurança de dados? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a implementar essa estratégia!

Postagens Recomendadas
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar