Saiba como proteger seus dados e evitar invasões

 em Blog

Embora o ambiente virtual e toda a tecnologia que o cerca sejam condições básicas para a operação das empresas atualmente, o fato é que esta dependência vêm acompanhada das ameaças cibernéticas. Apesar de, no geral, as organizações se preocuparem com a proteção de dados e sistemas, nem todas têm uma forma estruturada de lidar com as ameaças ou os reflexos de problemas de segurança – como acesso e divulgação de informações privilegiadas, sequestro de informações ou mesmo manipulação de arquivos –  sendo por isso potenciais vítimas de ataques e outros tipos de problemas.

Isso não quer dizer que a tecnologia deva ser reduzida ou evitada. Pelo contrário: é justamente ela que permite que toda essa evolução a que as empresas têm acesso hoje seja realidade, e por isso deve ser bem protegida. Quer saber como? Então acompanhe as dicas a seguir.

Instalando software de segurança

A primeira dica é bastante óbvia. É preciso contar com boas ferramentas de software, como firewall, antivírus, etc., pois estes serão os responsáveis por impedir/identificar a presença de invasores, através principalmente de uma prevenção ativa por meio de checagens automáticas.

Vale lembrar que só é possível confiar em um software original, de qualidade e atualizado. Este último aspecto é fundamental, já que as técnicas de ameaças evoluem muito rapidamente, e  só uma atualização rápida pode impedir ataques baseados nas últimas técnicas ou vulnerabilidades.

Uma atenção a este recurso é uma atitude que tem a capacidade de reduzir significativamente o perigo diante de invasores e deve ser um passo essencial no combate a ataques cibernéticos.

Usando a Virtual Private Network

A chamada VPN é uma rede privada virtual que permite proteção de dados por criar um ambiente seguro de acesso a eles. Dentro dela, a comunicação pode ser feita de maneira criptografada.

Em especial, esse recurso é útil diante de redes não confiáveis, o que simplifica o trabalho remoto. Caso um colaborador tenha que cumprir alguma obrigação em relação à empresa fora do ambiente de trabalho, ele pode acionar a VPN para impedir que a conexão seja interceptada.

Realizando backups periódicos

O backup é um recurso essencial para proteger dados empresariais de qualquer tipo de invasão. Quando ele é feito constantemente, você garante que a sua empresa terá como recuperar os dados independentemente do que venha a acontecer.

É evidente que o mais importante é evitar que as ameaças se configurem, entretanto, diante de situações extremas, vale a pena se precaver e garantir que documentos, contratos e outros arquivos não sejam perdidos. Para tanto, criar uma boa política de backup é essencial.

Sofisticando o controle de acesso

Não facilite o acesso aos dados da sua empresa a pessoas não autorizadas. Para tanto, trabalhe com procedimentos como a autentificação e a identificação em diferentes etapas.

Pense em um aplicativo de banco, no qual é preciso inserir a sua senha, mas só isso não basta, sendo necessário também fornecer o seu token e, em alguns casos, a sua impressão digital para finalmente entrar no app. Essa é uma maneira bastante sofisticada de elevar o nível de controle de acesso e a proteção de dados, pois por mais que os hackers consigam uma brecha, eles terão que superar barreiras ainda maiores para conseguirem o que querem.

Contando com especialistas na proteção de dados

Você pode — e deve — procurar meios para garantir uma maior segurança dos dados da sua empresa. Por isso é indicado que recorra a serviços de quem realmente pode fazer isso de maneira eficiente, garantindo um ambiente seguro e os recursos necessários mitigar crises.

Pense que os invasores estão constantemente em busca de brechas nos sistemas para conseguir o que querem, sendo assim, o ideal é que quem cuida da segurança da sua empresa seja quem realmente tenha expertise para isso. É exatamente o caso da Zamak, empresa especializada em apoio de tecnologia e segurança da informação. Conheça aqui os serviços e soluções que podem ser muito úteis para a sua empresa.

Quer saber mais sobre soluções de proteção de dados? Então confira também “Qual solução adotar: virtualização ou computação em nuvem?

Postagens Recomendadas
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar