Disaster recovery plan: o que é e porque é fundamental tê-lo em sua empresa

 em Blog

Os dados e os sistemas são hoje os bens mais valiosos de qualquer empresa. Muitas das estratégias para tomada de decisões dependem desses recursos e o nível de competitividade do negócio pode ser fortemente impactado caso ambos, ou apenas um deles, falte.

A recuperação de desastres (ou Disaster Recovery, em inglês) entra em cena como uma solução essencial para a continuidade dos negócios, pois se desastres podem ocorrer a qualquer momento, possuir um plano de recuperação é indispensável para que não haja a perda desses bens tão valiosos.

Nesta matéria, explicaremos tudo sobre o plano de recuperação de desastres com dicas sobre como implantar rotinas relacionadas a isto em sua empresa e proteger seus dados. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

O ‘Disaster Recovery Plan’

A recuperação de desastres vem se tornando uma estratégia cada vez mais importante para os negócios, que previne riscos e também minimiza possíveis interrupções de serviços, possibilitando restaurar rapidamente a normalidade das atividades. Muitas empresas tratam este assunto em um aspecto amplo, considerando por exemplo mudanças de linhas de produção de produtos, ou alocação temporária de mão de obra para cobrir alguma necessidade.

Daqui porém estamos dando ênfase na questão do processamento de dados, na estrutura de TI que é fundamental para o andamento dos processos empresariais. Desta forma, é natural que se considere estruturas de back-ups, planos de restauração rápida e uso de vários tipos de midia e locais para armazenamento de dados. Ações planejadas e testadas para antes, durante e após um evento de ‘catástrofe’ são agrupadas em um Plano de Recuperação de Desastres (Disaster Recovery Plan – DRP).

O ponto chave para essa recuperação de desastres na TI é a preparação. Desenvolver, programar e realizar planos adequados para uma recuperação de desastres e usar tecnologia avançada combinada com o serviço especializado correto, pode manter sua rede segura e estável o tempo que for preciso!

Como fazer e por que implantar

Qual o principal motivo para a implantação de um plano de recuperação de desastres?

Bom, podemos começar dizendo que toda empresa está sujeita a passar por prejuízos devido a desastres naturais (como inundações, incêndios, desabamentos) falhas de hardware, roubo de dados, entre outros.

E, não somente as atividades operacionais ficam comprometidas; a produtividade e os resultados da organização também correm perigo, assim como a sobrevivência dela no mercado.

Preparamos abaixo um passo a passo que pode servir de guia para a execução de uma estratégia eficiente de recuperação de desastres e que funcionará quando você precisar dele. Confira algumas delas:

  1. Rotinas de backup para recuperação de desastres

Comece programando backups periódicos, pois é preciso ter em mente que as cópias de sistema e arquivos não podem levar muito tempo até serem restauradas.

Estabeleça assim uma rotina de backup com o intuito de manter os arquivos da empresa sob um alto nível de segurança, de forma que suas cópias possam ser restauradas rapidamente e seu negócio volte às atividades em pouco tempo.

  1. Redundância dos dados e recursos

Crie redes e um data center redundante, com nobreaks para suportar todo o parque de máquinas ligados em curtos períodos de queda de energia.

Invista em data centers com rede de servidores, além da local em outra área diferente e distante fisicamente (outro bairro, cidade, ou até mesmo em outro país), garantindo uma outra estrutura para momentos emergenciais. É interessante investir também em Cloud Computing (em nuvem), além de mais barato e contando com infraestrutura totalmente online e segura, sua empresa contará a alta escalabilidade.

  1. Conte com uma ajuda profissional

É ideal contar com a ajuda de um parceiro especializado e que realmente entenda do assunto. Os profissionais certos prestarão todas as atividades focados em cada etapa do projeto, além de prestar todo o apoio necessário.

A prestadora dos serviços de disaster recovery garantirá a criação de um plano muito mais rápido e eficaz fazendo uso das ferramentas certas, evitando assim que sua companhia passe por gastos desnecessários por falta de experiência na função.

Como você pode observar, possuir um plano de recuperação de desastres é fundamental para que sua empresa continue operando e não sofra grandes perdas nem assuma enormes prejuízos.

Conte com os serviços de Backup e Restauração da Zamak TI que conta com a solução Backup & Recovery que restaura a continuidade dos seus negócios em questão de minutos. Solicite um orçamento!

Postagens Recentes
Entre em cotnato

Estamos à disposição para ajudar com seus problemas de TI e negócios

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar