Microsoft encerra suporte ao SQL Server e Windows Server 2008
A Microsoft anunciou que, em 9 de julho de 2019, o suporte de dois produtos de servidores será encerrado, são eles: SQL Server e Windows Server 2008. Isso significa que a partir dessa data, não haverá mais atualizações de segurança regulares para essas ferramentas.
Para que a sua infraestrutura e seus aparelhos não fiquem desprotegidos, é preciso se adequar às novas tecnologias, migrando para versões atuais de servidores que oferecem mais segurança e maior performance ao usuário.
Uma boa opção para se atualizar e substituir o SQL Server e o Windows Server 2008 é o Azure. A ferramenta, que também pertence à Microsoft, tem vantagem sobre a AWS (serviço de nuvem da Amazon), já que Windows Server e o SQL Server no AWS tem um custo cinco vezes maior do que nesta plataforma.
No Azure, é possível hospedar novamente o SQL Server 2008 e o Windows Server 2008 com poucas ou nenhuma alteração. Outra opção é migrar para máquinas virtuais do Azure, que oferecem três anos de atualizações de segurança estendidas sem custo adicional, e também atualizações para versões mais recentes, periodicamente.
Antes de fazer a migração é importante avaliar os aplicativos e funções que estão em execução no SQL Server e no Windows Server 2008, para evitar qualquer sobressalto em caso de problemas. Depois de migrar para uma versão atualizada do SQL Server ou para um serviço de nuvem, os recursos devem ser otimizados para serem gerenciados com maior facilidade, otimizar os custos e proporcionar maior segurança.
Fonte: Microsoft