Por que o alinhamento entre negócios e TI ainda falha?

 em Notícias

Que as áreas de negócios e de tecnologia das organizações precisam estar muito alinhadas não é novidade. E os executivos de TI e CIOs das empresas precisam ter o mesmo entendimento sobre o papel do setor de tecnologia dentro dos negócios da organização para que possam caminhar juntos com as áreas de negócios em busca dos melhores resultados.

Porém nos últimos anos o alinhamento entre negócios e TI piorou. Em 2012, pesquisadores da Capgemini perguntaram a mais de 1.300 executivos se consideravam que TI e CIOs estavam alinhados e cerca de 65% responderam que sim. Em 2019, foi realizada a mesma pesquisa e apenas 37% dos executivos disseram que os líderes de negócios e de TI chegaram a um acordo quanto ao papel da TI, de acordo com um estudo recém-divulgado pela Capgemini. E isso não é tudo.

Apenas 35% dos entrevistados acreditam que os executivos de TI e de negócios concordam em como a tecnologia pode aumentar a produtividade, em comparação a 59% em 2012. Apenas 36% afirmaram que os líderes de TI e de negócios têm a mesma visão das prioridades de investimento em TI, comparado a 53% de seis anos atrás.

É interessante notar que esse declínio no alinhamento entre o negócio e TI aconteceu em uma era em que os líderes de TI finalmente começaram a conquistar o “lugar na mesa” que sempre desejaram. Quer os líderes empresariais acreditem ou não que “toda empresa é uma empresa de software”, todos reconhecem o poder revolucionário da tecnologia nos diversos setores – e estão expressando esse reconhecimento com dinheiro. A IDC prevê que o gasto total mundial em tecnologias de transformação digital excederá US$1,3 trilhão em 2018.

Em outras palavras, nos últimos anos os líderes de negócios passaram a valorizar a TI como nunca antes. Ao mesmo tempo, a confiança deles nas pessoas que gerenciam a TI despencou. É hora de perguntar: o que deu errado?

O ritmo de mudança é difícil para todos

A velocidade ofuscante da inovação tecnológica atualmente está sobrecarregando os líderes e funcionários de TI que trabalham com tecnologia. Por isso, é fácil esquecer que a rápida mudança tecnológica também cria grandes preocupações para os líderes empresariais da diretoria executiva como sua organização correr o risco de ficar trás dos concorrentes já estabelecidos ou das novas empresas disruptoras.

Ter um assento na mesa cria novos desafios

Atualmente, os líderes de TI são rotineiramente incluídos na tomada de decisões estratégicas, e são convidados a avaliar todas as possibilidades que uma nova estratégia pode gerar à empresa. Ao mesmo tempo, a estatura crescente da TI pode perturbar alguns executivos do c-level, porque altera o equilíbrio de poder.

Fonte: CIO 

 

 

Postagens Recomendadas

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar