Entenda como os bots podem impulsionar o seu negócio

 em Blog

Você quer otimizar processos, aumentar a produtividade da sua equipe e facilitar o crescimento da empresa? Saiba como os bots podem ajudar

Se você é responsável pela gestão do departamento de uma empresa, especialmente por uma área ligada à inovação e tecnologia, sabe a importância da automatização de processos, ainda mais em uma era de soluções digitais que surgem constantemente e que, muitas vezes, aumenta a competição em um setor.

Ainda que você não lide diretamente com clientes ou com a equipe de marketing, certamente entende a importância de atender bem e fidelizar pessoas. A boa notícia é que existem diversas soluções para garantir a satisfação dos consumidores e uma delas são os bots, que além de fazerem tudo isso — ajudam a economizar custos.

Neste artigo você entenderá melhor o que isso significa, de que maneira a tecnologia pode otimizar os processos de uma empresa e como implementá-la. Acompanhe!

O que são bots?

A palavra ‘bots’ é uma abreviação para ‘robots’ que, em bom português, significa robôs. No âmbito empresarial, basicamente, a expressão faz referência a uma tecnologia que cria assistentes virtuais para auxiliar em processos de marketing, vendas e, quase sempre, de atendimento ao cliente.

Sabe quando você entra em um site e percebe que existe um ícone piscando à direita da sua tela, geralmente com um desenho de robô ou de uma pessoa, te oferecendo suporte? Estes são chatbots, os “robôs de conversa”, soluções comuns em sistemas de atendimento ao cliente de empresas que utilizam a internet para se conectar com seu público-alvo.

Se você já “conversou” com bots, sabe que nem sempre estes conseguem, sozinhos, oferecer uma boa solução. No entanto, se a empresa investir em um modelo de atendimento híbrido, unindo a eficiência dos robôs com o caráter humano, pode colher resultados muitos positivos — e é sobre este assunto que discutimos a seguir.

Como bots podem impulsionar o meu negócio?

Os bots, como dissemos, podem ser utilizados para diversos fins em uma empresa, realizando ações que, naturalmente podem — e são —, realizadas por humanos. No entanto, robôs bem programados são capazes de padronizar, otimizar e agilizar processos de uma maneira eficiente e assertiva.

Os robôs podem ser utilizados em sites e aplicativos de mensagem no suporte ao cliente, como você já sabe. Isso é bom para a empresa porque permite que seus colaboradores atendam apenas às solicitações mais importantes, que realmente exijam a intervenção humana.

Isso significa um aumento à produtividade dessas pessoas e, como você já deve saber, quanto mais eficiência nos processos empresariais — menos custos para a empresa.

A equipe de marketing, por sua vez, também pode utilizar bots de maneira estratégica: nos chats, os robôs podem coletar informações como nome e e-mail para converter visitantes em leads, qualificá-los e, mais tarde, enviar ofertas de produtos e serviços, além de conteúdos a grupos específicos.

Não é só em áreas de contato direto com clientes, no entanto, que a tecnologia pode ser utilizada. Os bots podem ajudar, por exemplo, no recrutamento e seleção de colaboradores, fazendo uma pré-seleção de candidatos e agendando entrevistas automaticamente.

Esses foram apenas alguns exemplos que mostram como os bots podem promover uma aliança entre tecnologia e humanos para aumentar a produtividade dos colaboradores e a capacidade de atendimento da empresa.

E não apenas a companhia que sai ganhando: os consumidores gostam quando recebem um bom atendimento com praticidade e agilidade e conseguem acessar produtos e serviços. Afinal, para que esperar minutos em uma central de atendimento quando se pode receber uma resposta imediata? Essa dinâmica influencia muito, portanto, na satisfação e fidelização de clientes.

Como posso implementar bots em minha empresa?

Se você quer se adaptar às mudanças de mercado e à transformação digital, implementar bots em suas estratégias pode ser uma excelente ideia.

As possibilidades são tantas que, antes de pedir para desenvolver os robôs, você precisa definir seus objetivos, de acordo com as necessidades específicas da sua equipe. Você precisará, então, encontrar um aplicativo que ofereça essa solução ou uma empresa de Tecnologia da Informação especialista no desenvolvimento de softwares.

Entendeu como os bots podem impulsionar o crescimento da sua empresa? Se você deseja aumentar a produtividade da sua equipe e atender o cliente com mais eficácia, os robôs podem ajudar o seu time a conquistar resultados mais satisfatórios e diversos objetivos empresariais.

Se você pretende pretende otimizar o tempo e reduzir custos com tecnologia, a Zamak pode te ajudar. Nossa empresa tem mais de dez anos de experiência no mercado e parceiros estratégicos para desenvolver soluções que realmente suprem suas necessidades.

Entre em contato conosco agora!

Postagens Recomendadas

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar