Qual solução adotar: virtualização ou computação em nuvem?

 em Blog

Descubra as vantagens e desvantagens de adotar a computação em nuvem como uma solução para a sua empresa.

Fazer uma escolha entre virtualização e computação em nuvem pode não ser a tarefa mais fácil em uma empresa. No entanto, há momentos em que essa escolha torna-se necessária.
Esse artigo foi criado para você que deseja saber as diferenças entre a virtualização e a computação em nuvem. Assim, é possível analisar os prós e contras e decidir entre ambas.

1 – O que é virtualização

Em poucas palavras, virtualização pode ser definida como o processo em que um software cria, a partir de programação interna, uma nova infraestrutura virtual.
O processo de virtualização em uma máquina permite a execução, sem nenhum recurso adicional de hardware, de dois ou mais sistemas operacionais. Ainda permite que ela rode diversas ferramentas ao mesmo tempo.
Muitas vezes, o processo de virtualização de uma máquina é confundido com cloud computing storage, que significa armazenamento em nuvem.
No entanto, eles são diferentes. Para que não restem dúvidas, confira logo abaixo o que é computação na nuvem.

2 – O que é computação em nuvem

A computação na nuvem, também conhecida como cloud computing é uma forma de acesso a uma rede sob demanda.
Geralmente, o serviço de cloud computing é prestado por empresas especializadas. Desse modo, as empresas contam com robustos servidores e uma infraestrutura de grande porte, a baixo custo.
Por exemplo, podemos citar os serviços oferecidos pela AWS Amazon Web Services e também Google Cloud Service.

3 – Vantagens e desvantagens

Tanto a virtualização quanto a computação em nuvem têm benefícios e desvantagens. No entanto, fazer uma boa escolha se torna mais fácil quando se conhece melhor as características e requisitos de ambas.
Por exemplo, para a virtualização de um sistema, é necessário que a empresa invista em equipamentos. Mas ao mesmo tempo, reduz o custo com a compra de novas unidades, já que uma única máquina poderá executar sistemas em paralelo.
A computação na nuvem reduz custos de manutenção em máquinas próprias, além de apresentar grande facilidade de contratação, instalação e uso.
Uma outra grande vantagem da computação em nuvem é que o pagamento pode ser feito conforme o uso, adequando-se os pacotes contratados ao efetivo consumo de dados de armazenamento. O custo inclusive pode ser reduzido mês a mês, de acordo com o uso.

4 – Virtualização ou Computação em nuvem? O que é melhor para sua empresa?

Quando se trata de escolher entre a virtualização ou a computação na nuvem por meio da contratação de serviços de terceiros, o principal fator a considerar são os custos.
É preciso Analisar o tempo de retorno do investimento e também o custo com equipamentos, caso a empresa opte por virtualizar seus sistemas em servidores internos.
Quando há risco de confidencialidade de dados e ameaças para a segurança, o melhor é optar pela virtualização.
Já quando o objetivo é ter economia e facilidade de uso, ou se o volume de dados não justificar um servidor próprio, a computação na nuvem é a melhor saída.
Para realizar a contratação da computação em nuvem, procure sempre verificar a reputação da empresa, se há históricos de vazamento de dados ou instabilidades no serviço.
Procure também saber de outros clientes da empresa, se estão satisfeitos com os serviços prestados.
Além disso, é imprescindível saber se as configurações do hardware atendem às necessidades contratadas. Afinal, este será o seu computador, fora de sua empresa.

 

Postagens Recomendadas

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar