TI estratégico: o que é e qual sua importância
Entenda a importância do TI estratégico na sua empresa e como tornar o departamento de tecnologia mais analítico e propositivo.
O TI estratégico já não é mais uma das opções nas empresas modernas. Ele é uma necessidade nesses tempos em que a tecnologia da informação assumiu protagonismo nos processos, na gestão e nos resultados de negócios.
Por isso é importante refletir sobre este assunto. É preciso entender por que é importante ter um departamento de TI cada vez mais estratégico, como isso funciona na prática e como fazer para implementa-lo!
O que é TI estratégico
Foi-se o tempo em que o departamento de tecnologia das empresas atuava de maneira reativa — atendia a chamados técnicos e mantinha toda a infraestrutura de TI em funcionamento. Cada vez mais, o TI estratégico é a exigência do mundo corporativo.
Quando falamos em TI estratégico, é importante delimitar, nos referimos a uma atuação mais analítica e propositiva. Ou seja, uma razão de existir que vai além dos conhecimentos e das ações técnicas.
O TI estratégico responde às necessidades de constante transformação dos negócios atuais. Ele, além de criar, licenciar, homologar e implementar soluções tecnológicas, por exemplo, agora começa a participar das decisões de negócios. Afinal, nenhum empreendimento hoje pode se dar ao luxo de ficar alheio à tecnologia.
A boa notícia é que o TI estratégico está cada vez mais ao alcance das empresas de todos os portes e em todos os segmentos de mercado.
Com a computação em nuvem, por exemplo, implementar e utilizar aplicações de maneira virtualizada reduz custos e torna tudo mais simples para os usuários. Também facilita para os profissionais da TI, que agora se preocupam cada vez menos com a manutenção da infra e podem trabalhar de maneira mais estratégica.
Em suma, todo departamento de tecnologia hoje, tenha o tamanho de equipe que tiver e disponha do orçamento que dispuser, precisa ser TI estratégico.
Qual a importância do TI estratégico para as empresas
As empresas que já entenderam esse movimento obtêm diversas vantagens. Elas conseguem explorar melhor a tecnologia da informação e chegar a resultados mais robustos.
Confira, a seguir, como funciona o TI estratégico e quais são os principais benefícios dele para as organizações.
TI estratégico responde aos anseios globais do negócio
Para além do tradicional suporte, o TI agora passa a responder ao planejamento estratégico do negócio. E isso de uma maneira mais clara e objetiva.
Agora o gestor de TI senta a mesa para traçar metas, definir indicadores, analisar resultados juntamente com áreas como vendas, marketing etc. E a sua equipe trabalha para integrar outros departamentos, melhorar a automação dos processos, mas, sobretudo, para proporcionar uma gestão mais orientada a dados.
Reduz custos e melhora produtividade e lucratividade
O TI estratégico é aquele que consegue ajudar o negócio a reduzir custos (não apenas com a tecnologia, mas em todos os âmbitos da operação). Além de aproveitar inovações como a virtualização de infraestrutura, por exemplo, cria meios de ajustar processos e tornar as operações mais dinâmicas e com mais qualidade.
Outra razão para contar com um TI estratégico é o ganho de produtividade — tornando os processos mais inteligentes e ágeis por meio da automatização, por exemplo. Também a lucratividade é melhorada, pois o esforço de fazer mais com menos (retorno sobre os investimentos – ROI) passa a ser amparado por ferramentas e métodos de última geração.
Propõe tecnologias e métodos disruptivos
Com a transformação digital, um número gigante de ferramentas tecnológicas está disponível no mercado. O TI estratégico tem agora o trabalho de separar o joio do trigo, mas também de propor aplicações e métodos que amparem e até potencializem o modelo de negócio.
As empresas esperam que seus departamentos de tecnologia apresentem novos sistemas, aplicativos, redes etc. Também querem conhecer as melhores práticas (de automação, de segurança da informação, de análise de dados etc.) para se tornarem mais inovadoras e competitivas.
Mensura resultados e entrega retornos de investimentos
Um ponto que merece atenção no TI estratégico é a capacidade de mensurar resultados e defender o retorno sobre investimentos (ROI) — seus e de outras áreas da empresa.
Em outras palavras, para cada um real investido em TI, os departamentos precisam entregar um determinado valor estipulado na hora de fazer o investimento. E isso é bastante possível, pois o departamento de TI, quando atua de maneira estratégica, tem meios de definir indicadores e apresentar seus resultados.
Faz parcerias de valor para beneficiar o negócio
E, em um TI estratégico, nem tudo precisa ser feito internamente.
Já é possível contratar serviços e firmar parcerias com fornecedores especializados que resolvem problemas e criam soluções sob demanda. Tudo dentro de um acordo de nível de serviço pré-estabelecido e com a certeza de chegar aos resultados planejados.
Para finalizar, acrescentamos que o TI estratégico é, antes de tudo, uma atitude; uma nova maneira de pensar. É preciso romper com velhos paradigmas e atualizar a maneira como a empresa adota e utiliza as ferramentas tecnológicas, bem como a forma como gerencia seu próprio departamento de tecnologia.
E na sua empresa, você já conta com o TI que ajuda na competitividade de seu negócio? Faça contato conosco e veja como nossos serviços podem ajudá-lo a chegar a um outro patamar de tecnologia e a gerar resultados melhores!