5 Motivos pelos quais a TI ajuda no aumento de competitividade dos negócios
Neste artigo saiba como a TI faz a diferença no aumento de competitividade
Hoje, uma empresa pode ter um aumento de competitividade quando fornece serviços e produtos quando seus clientes saem ganhando mais do que antes. Mas será que apenas com o uso da tecnologia da informação que a empresa pode ter uma vantagem competitiva? Este artigo tem como objetivo ajudar a responder aos desafios da revolução da informação. Como os avanços na gestão de TI afetam a concorrência? Quais estratégias que uma empresa deve seguir para explorar a tecnologia?
Veremos neste artigo como a TI de nada adianta se a forma como ela é utilizada faz ou não a diferença. Acompanhe-nos!
As empresas precisam usar a tecnologia da informação de forma inovadora
A revolução da informação está impregnada no mercado. Nenhuma empresa pode escapar de seus efeitos. Muitos gerentes sabem que esta revolução está em andamento e poucos contestam sua importância. À medida que cada vez mais tempo e investimento são absorvidos na TI, o gerenciamento vai adquirindo uma consciência crescente sobre o uso para obter aumento de competitividade.
Inovação é o processo de criar formas criativas. Usar a tecnologia da informação para enfrentar problemas da mesma maneira que outras empresas, provavelmente não será vantagem competitiva. Para isso, precisa inventar formas criativas de criar algo novo, que seus concorrentes ainda não possuem. Abaixo, listamos algumas dicas sobre o uso da gestão de TI que podem aumentar a competitividade.
1. Atitude
A visão do CEO pode influenciar a forma como o gerenciamento de TI pode ser uma poderosa arma competitiva ou não. São as mensagens que devem ser transmitidas para toda a organização. Ter idéias criativas de TI pode levar ao aumento de competitividade de uma empresa e à satisfação do cliente. A liderança da empresa é muito importante para determinar sua vantagem competitiva usando a gestão de TI.
A TI ainda pode ser usada para visualizar os problemas por outra perspectiva. A TI pode fornecer às empresas, informações valiosas para entender melhor as necessidades e requisitos de seus clientes e partes interessadas.
2. Reduzindo custos
A tecnologia da informação pode alterar os custos de uma empresa, limitando as atividades nas quais o processamento repetitivo de informações já tiveram um papel importante, principalmente no processamento físico de informações.
Hoje, a tecnologia aumenta a capacidade de uma empresa de coordenar suas atividades de forma regional até globalmente. De forma geral, a infraestrutura tecnológica afeta positivamente a eficiência e os relacionamentos .
3. Comunicação com os clientes
A TI afeta a capacidade da empresa de se comunicar com os clientes. No ambiente de negócios tão movimentado como hoje, é necessário que os colaboradores interajam com os clientes de forma rápida e clara. Quando os clientes usam a tecnologia para interagir com uma empresa, ela se beneficia pelo fato de ter uma melhor comunicação e cria, por isso, uma imagem pública mais forte.
As comunicações rápidas podem ajudar no aumento de competitividade, permitindo melhores tomadas de decisão e facilitar a expansão em novos territórios. Servidores de email, roteadores, e serviços de atendimento online servem como espinha dorsal das comunicações de uma empresa.
4. Eficiência das operações
A tecnologia também ajuda nas necessidades de fluxo de caixa e na preservação de recursos como tempo e espaço físico. Permitem que se otimize melhor a forma de gerenciar os custos de armazenamento. Com a tecnologia adequada, pode-se economizar tempo e dinheiro.
Os sistemas de fluxo de trabalho simplificados, com armazenamento compartilhado aumentam a eficiência e permitem que os colaboradores processem um nível maior de trabalho em um período mais curto. A gestão de TI automatiza tarefas de rotina, facilita a análise de dados e os armazena de uma forma que é recuperada para uso futuro.
5. Segurança
A maioria das empresas estão sujeitas a ameaças na segurança. A TI pode ser usada para proteger dados financeiros, decisões executivas confidenciais e outras informações que levam a um aumento de competitividade. Com computadores com senhas, criptografias, backups em nuvem, uma empresa pode garantir que nenhum de seus projetos seja prejudicado.
Segurança e recuperação de desastres, são vantagens competitivas significativas. Os clientes esperam que você mantenha os dados em segurança. Seus sistemas devem estar em funcionamento mesmo diante de um desastre. Essas tecnologias são soluções de software que aumentam a produtividade, melhoram a percepção dos negócios e atenuam os riscos.
A TI definitivamente gera o aumento de competitividade
A adoção de recursos de tecnologia da informação permite que as empresas mantenham uma vantagem competitiva sobre seus rivais. As empresas que adotam uma estratégia pioneira podem usar a TI para se distanciar no mercado existente. As empresas que seguem essas estratégias acham soluções na gestão de TI para reduzir seus custos no aumento de produtividade e da segurança.
Qualquer que seja o setor em que a empresa opera, a TI ajuda no aumento de competitividade. A tecnologia da informação pode desempenhar um papel significativo. Todos querem expandir os negócios, certo? E para a maioria, crescer significa que precisa aproveitar dessas vantagens competitivas. Desta forma, é importante entender como a vantagem competitiva deve ser utilizada para conquistar clientes.
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